Elon Musk quer criar modelo rival do ChatGPT

O chefe da Tesla e do Twitter está montando uma equipe de pesquisadores de inteligência artificial e engenheiros para entrar na corrida do Vale do Silício

Elon Musk desenvolve planos para lançar uma startup de inteligência artificial para competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT, já que o bilionário pretende entrar na corrida do Vale do Silício para construir sistemas de IA generativa.

O chefe da Tesla e do Twitter está montando uma equipe de pesquisadores de inteligência artificial e engenheiros, de acordo com fontes familiarizadas com os planos do empresário da área de tecnologia.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Musk também tem discutido com vários investidores da SpaceX e da Tesla sobre como colocar dinheiro em seu novo empreendimento, segundo uma fonte com conhecimento direto das negociações. “Um monte de gente está investindo nisso… é algo real e eles estão entusiasmados”, disse.

A velocidade com que Musk tem agido deve causar indignação em alguns cantos da comunidade de IA depois que ele esteve à frente de uma carta, assinada por mais milhares de pessoas de destaque da área de tecnologia, que pedia uma pausa no desenvolvimento de modelos ao estilo do GPT por questões de segurança.

A possível entrada do bilionário no mercado superaquecido da IA generativa adicionará mais um empreendimento à sua carteira diversificada de responsabilidades e investimentos. Ela já inclui o Twitter e a Tesla, assim como a criação da SpaceX, sua fabricante de foguetes de US$ 137 bilhões, da Neuralink, empresa de pesquisa da área de neurotecnologia, e da The Boring Company, uma startup de infraestrutura e construção de túneis.

Musk tem recrutado engenheiros dos principais laboratórios de IA, como a DeepMind, de acordo com fontes que têm conhecimento de seus planos. Elas disseram que o empresário começou a explorar a ideia de criar uma empresa rival no início deste ano, como reação ao rápido progresso da OpenAI.

Até agora, Musk contratou Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, e cerca de meia dúzia de outros engenheiros. O The Information já tinha noticiado as primeiras conversas de Babuschkin com Musk.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS