Nasdaq teve maior alta histórica com Trump, mas bolsas americanas crescem mais com democratas

Donald Trump tem a seu favor a escalada da Nasdaq em seu mandato, mas bolsas cresceram mais sob governos democratas; veja

Donald Trump e Kamala Harris durante debate da eleição presidencial nos Estados Unidos. Foto: Reprodução/ABC

O maior crescimento de um dos índices das bolsas americanas nos últimos 50 anos aconteceu sob o governo do republicano Donald Trump, que tenta voltar à presidência agora e disputa as eleições americanas com a democrata Kamala Harris.

Durante o governo Trump (2017 a 2021), o Nasdaq Composite saltou 138,21%. Assim, o desempenho é o maior registrado na bolsa em mais de 50 anos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Contudo, uma análise da mediana dos resultados revela que o maior crescimento do índice Nasdaq aconteceu sob os governos democratas. Então, o crescimento do índice Nasdaq alcançou 99,29% com os azuis. É um número substancialmente superior à mediana de 34,28% dos republicanos, identificados por com a cor vermelha.

O estudo diz ainda que os índices Dow Jones e S&P 500 seguiram tendência similar, registrando medianas de 49,76% e 62,66% sob administrações democratas, contra 23,41% e 27,31% em governos republicanos.

Últimas em Mercado financeiro

Os dados foram compilados pela consultoria Elos Ayta.

Eleições americanas e o desempenho das bolsas americanas em cada mandato

Organização: Elos Ayta / recorte é dos últimos 55 anos, pouco antes da criação do Nasdaq

Bolsas americanas cresceram mais com democratas nos últimos 50 anos

Para o organizador do levantamento, Einar Rivero, “os dados não deixam dúvidas: a mediana de desempenho para os índices sob presidentes democratas supera consistentemente a de presidentes republicanos em todos os principais índices”.

Segundo o sócio da consultoria Elos Ayta, essa diferença pode ser atribuída a uma série de fatores.

“Como políticas de estímulo econômico, regulação, e até mesmo à conjuntura econômica global no início e fim de cada mandato”.

Contudo, ele destaca que, embora as médias possam sugerir uma tendência geral, “os resultados individuais variam consideravelmente, influenciados por crises financeiras, guerras, revoluções tecnológicas e outros fatores de grande impacto”.

Pandemia impulsionou Nasdaq sob Trump

Dessa forma, sob Trump houve a pandemia de Covid-19, quando os juros se tornaram negativos praticamente no mundo todo.

Assim, houve migração em massa para a renda variável, especialmente para o setor de tecnologia, beneficiado pela migração das atividades para o âmbito virtual.

Contudo, sob Trump, o desempenho dos índices Dow Jones e o S&P 500 tiveram desempenho mais discreto.

Então, no mandato Trump esses índices tiveram resultado inferior ao do primeiro mandato de Barack Obama – um dos principais cabos eleitorais de Kamala Harris atualmente.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS