Trump escolhe CEO da Cantor Fitzgerald para chefiar Departamento de Comércio
Lutnick, que é co-presidente da equipe de transição de Trump, também foi um dos candidatos para liderar o Departamento do Tesouro no novo governo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (19) que nomeará o CEO da empresa de investimentos Cantor Fitzgerald e doador de sua campanha, Howard Lutnick, para comandar o Departamento de Comércio.
Assim, Lutnick, que é co-presidente da equipe de transição de Trump, também foi um dos candidatos para liderar o Departamento do Tesouro no novo governo.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Mas disputas internas entre seu grupo e aqueles que apoiavam Scott Bessent, um gerente de fundo de hedge amplamente visto como o principal nome, desestabilizaram o processo de seleção.
“Em seu papel como co-presidente da equipe de transição Trump-Vance, Howard criou o processo e o sistema mais sofisticados para nos ajudar a criar o maior governo que o país já viu”, afirmou Trump em comunicado.
Últimas em Economia
No entanto, a nomeação de Trump para o Departamento de Comércio precisará ser confirmada pelo Senado dos EUA.
Como chefe do Departamento de Comércio, Lutnick seria responsável por apoiar as empresas dos EUA.
Também desempenharia um papel central na implementação do plano de Trump de impor tarifas abrangentes aos parceiros comerciais.
O presidente eleito propôs uma tarifa de 60% sobre as importações chinesas, além de uma tarifa universal de até 20%.
O investidor bilionário de 63 anos tem defendido firmemente essas políticas, tornando-se um dos maiores defensores de Trump durante a campanha presidencial.
Assim, isso lhe garantiu grandes espaços para falar em comícios, como no Madison Square Garden, em Nova York.
Com informações do Valor Econômico