Silveira: Brasil precisa focar em estruturar cadeia para energia nuclear

Para Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, a geração por pequenos módulos nucleares é a saída adequada pensando nas características do país

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil precisa “plantar a semente” para estruturar a cadeia da produção de energia nuclear, com foco nos pequenos reatores.

“Não podemos continuar acreditando que é razoável manter usinas a óleo diesel para atender comunidades isoladas”, disse a jornalistas após evento realizado em Brasília.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“O Brasil é um dos três países que possuem a cadeia completa do urânio, mais urânio que uma Petrobras pelos cálculos atuais”, afirmou o ministro.

Para Silveira, a geração por pequenos módulos é a saída adequada pensando nas características do Brasil. “Nós precisamos levar a sério essa cadeia. Essa cadeia será a cadeia segura no futuro”, comentou.

Contudo, o ministro lembrou que esse processo é desafiador. “Se conseguirmos plantar a semente para estruturar a cadeia do urânio, discutindo com aqueles que têm a tecnologia”, disse ao citar uma visita à China em junho deste ano que deve servir para conhecer a estrutura de geração.

Com informações do Estadão Conteúdo

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS