Luiz Marinho quer acabar com saque-aniversário do FGTS, diz jornal

Ministro do Trabalho diz que a modalidade desvirtua o caráter do fundo, que é socorrer o trabalhador no momento do desemprego

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho.  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Recém-empossado no Ministério do Trabalho, pasta que chefiou entre 2005 e 2007, Luiz Marinho quer propor a extinção do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em entrevista ao jornal O Globo, o petista afirmou que a modalidade desvirtua o caráter do fundo, que é socorrer o trabalhador no momento do desemprego.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Marinho ponderou que essa e todas as demais medidas serão debatidas com empresários, trabalhadores e com o Judiciário, sem “revogaço” ou “canetaço”. Mas reafirmou que pretende olhar novamente para pontos da reforma trabalhista de 2016 como o trabalho intermitente e o microempreendedor individual (MEI).

O novo ministro disse ainda que pretende avançar na regulamentação de aplicativos e que não vai impor a trabalhadores que entrem na formalidade, mas oferecer uma “cesta de possibilidades” para aqueles que desejam aderir a algum tipo de proteção.

Últimas em Economia

Marinho também não se comprometeu com datas, mas afirmou que uma proposta pode surgir do ministério já no primeiro semestre.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS