Robin Brooks: ‘Brasil está se tornando um porto seguro global’
Economista havia dito que Brasil pode vir a ser a Suíça da América Latina ao ganhar estabilidade e moeda forte
O alemão Robin Brooks, economista-chefe do Institute of International Finance (IIF), afirmou em sua conta no X, que o Brasil está no caminho para se tornar um local seguro para os investidores, especialmente durante períodos de instabilidade global, como o atual.
Para Brooks, que já foi estrategista-chefe do Goldman Sachs, “o Brasil está se tornando um porto seguro global” e essa “nova dinâmica” já havia sido estabelecida após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“A instabilidade global é boa para o Brasil. O forte aumento das taxas de juro nos EUA parou devido a uma fuga para a segurança. Essa mesma fuga para a segurança está impulsionando o Real”, avaliou o economista.
Brasil pode virar Suíça latino-americana
Conhecido por seu otimismo com o Brasil, recentemente, Brooks também havia afirmado que o país está virando uma “Suíça da América Latina” por conta da sua produção de superávits nas últimas décadas.
Últimas em Economia
Entre 2000 e 2023, o país saiu de saldo quase zero para US$ 62,3 bilhões. Em 2023 até abril, o superávit era de US$ 24,1 bilhões, o que motivou na época o comentário de Brooks.
“O Brasil está a caminho de se tornar a Suíça da América Latina. Um enorme superávit comercial está surgindo, diferente de qualquer outro país da região”, afirmou Brooks no post de então.
“Isso vai dar ao Brasil estabilidade externa e uma moeda forte, diferente do resto da América Latina. O Brasil será a âncora da região”, complementou.