Quando a inflação vai diminuir?

O podcast Direto no Bolso conversa com a economista Júlia Passabom, que explica o que precisa acontecer para a inflação recuar e o que você deve fazer com seus investimentos agora

Direto no Bolso - Episódio 3
Direto no Bolso - Episódio 3

Existe alguma perspectiva de quando a inflação vai diminuir? Essa é a pergunta que muitos brasileiros estão se fazendo, já que a alta nos preços está correndo sua renda.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última semana que a inflação medida pelo IPCA acelerou em outubro e atingiu um novo pico no acumulado em 12 meses. O índice que acompanha a variação dos preços aos consumidores ficou em 10,67%.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Para termos uma ideia da dimensão do problema, foi o maior patamar desde o final de 2015. Ele fica evidente na hora de abastecer o carro, na passada pelo supermercado e quando chega a conta mensal de energia.

No terceiro episódio do podcast Direto No Bolso, o jornalista Lucas Andrade conversa com a economista Júlia Passabom, do Itaú Unibanco. A especialista explica por que a inflação insiste em continuar alta e aponta o que pode contribuir para que os preços comecem a cair nos próximos meses.

Alta dos juros vai diminuir a inflação?

A economista fala também do problema da escassez hídrica e como o início das chuvas afasta o risco de racionamento ou até mesmo de um apagão. Ela destaca ainda o movimento do Banco Central de aumentar o ritmo de subida da taxa Selic. A tendência é que os juros básicos maiores desestimulem o consumo e forcem a queda dos preços.

Para fechar o episódio, Júlia Passabom explica como os investimentos podem funcionar para proteger seu dinheiro contra os efeitos da inflação. A dica da economista é focada especialmente em quem deixa dinheiro parado na conta-corrente ou tem reserva guardada na caderneta de poupança.

Ouça o podcast Direto no Bolso e saiba mais sobre o rumos da economia brasileira e se há perspectivas de quando a inflação vai diminuir.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Spotify, Google e PocketCasts.

Não deixe de ouvir o episódio de estreia.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS