Produção industrial cresce 0,3% em maio, abaixo do esperado

Dados foram divulgados nesta terça pelo IBGE

Indústria automotiva. Foto: Divulgação/CAOA
Indústria automotiva. Foto: Divulgação/CAOA

A produção da indústria brasileira cresceu 0,3% em maio ante abril, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em abril, o indicador teve alta de 0,2%, – dado revisado a partir de variação positiva de 0,1%, divulgada anteriormente pelo instituto.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O desempenho de maio ficou abaixo da mediana das estimativas de 28 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de uma alta de 0,6%, livre dos efeitos sazonais. As projeções iam de -0,1% a +1,6%.

Na comparação com igual mês em 2021, a produção industrial subiu 0,5% em maio de 2022. Por essa base de comparação, a expectativa mediana do mercado era de que o indicador tivesse subido 0,8% conforme levantamento do Valor Data.

Últimas em Economia

A indústria acumula queda de 2,6% no ano e recuo de 1,9% nos últimos doze meses, com desempenho anunciado hoje pelo instituto. Com esses resultados, o setor industrial está 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020; e 17,6% abaixo de nível recorde do patamar industrial atingido em maio de 2011, informou ainda o IBGE.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Indústria


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS