Principais bolsas europeias caem com pressão dos rendimentos soberanos

As principais bolsas europeias fecharam em queda na sessão desta segunda-feira sob pressão dos rendimentos elevados dos títulos soberanos, que competem com a renda variável – mesmo movimento visto nos EUA. Ademais a liquidez foi muito reduzida às vésperas das festas de fim de ano. Amanhã, os mercados acionários na Alemanha, Itália e Suíça já […]

As principais bolsas europeias fecharam em queda na sessão desta segunda-feira sob pressão dos rendimentos elevados dos títulos soberanos, que competem com a renda variável – mesmo movimento visto nos EUA.

Ademais a liquidez foi muito reduzida às vésperas das festas de fim de ano. Amanhã, os mercados acionários na Alemanha, Itália e Suíça já estarão fechados, ao passo que no Reino Unido e na França haverá uma sessão reduzida.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 0,3%, com fabricantes de tecnologia e bens industriais liderando as perdas; no ano, o índice subiu 5,33%. Já o índice alemão DAX recuou 0,38% em seu último dia de negociação do ano, encerrando 2024 com alta de 18,9%, o melhor desempenho europeu. Na ponta contrária, o CAC 40 da França teve queda anual de 3,4%, impulsionado por preocupações com o quadro político e com o crescente déficit fiscal do país ; na sessão de hoje, o índice perdeu 0,57%%. No Reino Unido, o FTSE 100 teve perda de 0,33%, acumulando + 5,04% no ano.

O rendimento do bund alemão de 10 anos operou hoje em seu nível mais alto desde meados de novembro, acompanhando um aumento nos yields dos Treasuries na esteira da menor expetativa por cortes de juros nos EUA e pelas políticas que o governo Donald Trump prometeu implementar, vistas como inflacionárias pelos investidores. Em torno do horário do fechamento das bolsas no velho continente, o euro operava em queda de 0,4% a US$ 1,38, enquanto a libra perdia 0,39% a US$ 1,25.

Últimas em Economia

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS