Direto no Bolso: André Braz, da FGV, explica por que a alta de quase 40% na gasolina, em 2021, acaba com o seu orçamento doméstico

Você já parou para pensar que a alta no preço dos combustíveis afeta toda a economia? Ouça o nosso podcast e descubra como isso atinge até quem não tem carro

Você que tem carro tem certamente entrado em desespero ao passar por um posto para encher o tanque. Não é para menos, já que o preço da gasolina aumentou quase 40% só em 2021. Esse é um efeito direto no seu bolso. Mas você já parou para analisar o que fica mais caro quando o preço dos combustíveis sobe? André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), explica como isso acontece no novo episódio do podcast Direto no Bolso. Além dele, participa também Pedro Rodrigues, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Para Braz, o preço da gasolina pode ser considerada o vilão do orçamento doméstico. Já o diesel é o que pesa mesmo para encarecer outras coisas. Ele cita a produção de energia. Precisamos lembrar do cenário de escassez hídrica que fez a bandeira tarifária ficar muito mais cara neste ano com o acionamento das termelétricas. Outro reflexo do diesel caro é no alimento. Como? Por meio do frete rodoviário.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O que precisa acontecer para os preços da gasolina e do diesel caírem – e a inflação baixar? Segundo Pedro Rodrigues, o cenário depende basicamente de duas situações que influenciam na política de preços da Petrobras: o dólar e o barril do petróleo. O câmbio, que atualmente está na faixa de R$ 5,50, depende mais da redução das incertezas no cenário político e econômico. Já para o petróleo, Rodrigues vê uma conjuntura mais complicada.

Quer saber mais sobre como o preço da gasolina e dos outros combustíveis estão afetando seu bolso? Ouça o Direto no Bolso!

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar por que o preço da gasolina e outros fatos importam, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts.

Ouça todos os episódios já publicados.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS