“Há um caminho a percorrer”, diz Powell sobre aumento de juros nos próximos meses
Presidente do Fed falou na tarde desta quarta (21), depois de anúncio de alta de 0,75 na taxa de juros
Durante sua fala à imprensa na tarde desta quarta-feira (21), o presidente do Fed disse que os juros americanos ainda devem atingir alta superior a 1 ponto até o final do ano. O banco central americano anunciou a subida de 0,75 nos juros.
É o terceiro mês seguido de alta no país, com perspectiva de mais arrocho monetário até o final do ano.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Além disso, o Fed sinalizou que aumentos adicionais são prováveis nas próximas duas reuniões, antes do fim deste ano. O objetivo é combater a maior inflação dos EUA em 40 anos.
“Na minha opinião e na opinião do comitê, há um caminho a percorrer”, disse o presidente da autoridade monetária dos Estados Unidos.
Últimas em Economia
Powell disse que espera que o resultado da alta possa “evoluir com o tempo” e que espera que, ao chegar no topo, os juros se estabilizem por um tempo.
“Vamos ter que ver como isso vai. Existe a possibilidade de chegarmos a um certo nível em que estamos confiantes e ficar lá por um tempo. Mas não estamos nesse nível”, completou.
Inflação persistente
O presidente do Fed disse ainda que a expectativa era de que a inflação começasse a cair com a recuperação do lado da oferta. “Pensamos que iríamos ver um pouco disso, mas não aconteceu”, explica.
“Se você olhar para o núcleo da inflação do PCE, uma boa medida de onde a inflação está correndo agora, em uma base de três, seis e doze meses, a inflação está em 4,8%, 4,5% e 4,8%”, completa.
Ele diz que, por conta da persistência da alta no chamado núcleo da inflação, é preciso seguir com a política de aperto monetário e que ainda está descobrindo qual é o nível de inflação que pode barrar a alta dos juros.
Aumento de 100 pontos
Powell disse que o aumento de 100 pontos, esperado por parte do mercado, seria exagerado dados os sinais trocados que a inflação deu em julho e agosto, com redução no primeiro mês e subida no seguinte.
“Tivemos um resultado surpreendentemente baixo em julho. E outro, surpreendentemente alto, para agosto. Então, você não pode reagir exageradamente”, disse Powell.