PIB dos Estados Unidos cresce 2,1% no 2º trimestre, dentro das expectativas

A leitura final mostra leve desaceleração da economia americana em relação ao primeiro trimestre do ano

Ruas da Times Square, centro de compras, distante cerca de 6 km de Wall Street, mercado financeiro em Nova York - Foto: James Ting/Unsplash
Ruas da Times Square, centro de compras, distante cerca de 6 km de Wall Street, mercado financeiro em Nova York - Foto: James Ting/Unsplash

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2,1% no segundo trimestre de 2023, de acordo com a terceira e última estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Departamento de Comércio do país.

O resultado confirmou a estimativa anterior, mas ficou abaixo da projeção de analistas consultados pela FactSet, de alta de 2,3%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A leitura final mostra leve desaceleração da economia americana em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 2,2%, de acordo com dado revisado.

PCE

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 2,5% no segundo trimestre, perdendo força depois de avançar 4,2% no primeiro trimestre.

Últimas em Economia

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 3,7% entre abril e junho, após alta de 5% no trimestre anterior.

Os números do PCE do segundo trimestre confirmaram as estimativas anteriores, enquanto os do primeiro trimestre foram ligeiramente revisados para cima, em 0,1 ponto porcentual.

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS