PIB da China cresce 4,9% no 3º trimestre, acima das expectativas
Produção industrial do país avançou 4,5% em setembro e também superou as projeções
O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre ante igual período de 2022. A informação é do Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês).
O resultado ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam crescimento de 4,3%. Contudo, indica uma forte desaceleração em relação ao resultado do segundo trimestre, quando o PIB do país cresceu 6,3%, na mesma base de comparação.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
No acumulado do ano até setembro, a economia chinesa registrou expansão de 5,2%. Isto é, acima da meta estipulada pelo governo chinês, de crescimento anual em torno de 5,0%.
Na comparação trimestral, o PIB da China cresceu 1,3% no terceiro trimestre. Dessa forma, acelerando em relação ao resultado trimestral do segundo trimestre, quando havia avançado apenas 0,8%.
Últimas em Economia
Indústria chinesa
A produção industrial da China cresceu 4,5% em setembro de 2023 em relação ao mesmo mês do ano passado, também informou nesta quarta o NBS.
O resultado repetiu o número registrado em agosto, quando a produção industrial chinesa havia crescido 4,5% na comparação anual e ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam avanço de 4,3%.
Já as vendas no varejo chinês subiram 5,5% em setembro, na comparação anual. Assim, acelerando em relação ao resultado de agosto, quando haviam crescido 4,6%, e acima da previsão da FactSet, que apontava crescimento de 4,5% no período.
Os investimentos em ativos fixos subiram 3,1% no acumulado do ano até setembro, em comparação com o mesmo intervalo de 2022. Em agosto, haviam subido 3,2%.
Com informações da Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo