Petróleo sobe após agência afirmar que problemas de oferta aumentam risco de volatilidade
As grandes nações produtoras não estão cumprindo as metas de fornecimento, o que ameaça o mercado de energia
Os preços do petróleo são negociados em alta, reagindo às declarações da Agência Internacional de Energia (AIE), de que os problemas de abastecimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) estão piorando, ameaçando apertar ainda mais as condições do mercado e elevar os preços.
Às 7h40, o petróleo tipo Brent, a referência internacional, subia 0,50%, a US$ 91,87 o barril no contrato mais ativo, com vencimento em abril; já o WTI, a referência dos Estados Unidos, para entrega em março tinha alta de 0,62%, a US$ 90,44 por barril.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Em relatório divulgado nesta manhã, a AIE afirmou que o cartel e seus aliados não atingiram as metas de fornecimento no mês passado, sendo que o déficit desde o início de 2021 chega a 300 milhões de barris de petróleo. Para a AIE, os “problemas crônicos de fornecimento” entre as grandes nações produtoras ameaçam o mercado de energia.
Com reportagem do Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico