Petróleo fecha em alta depois de Opep+ adiar novamente o aumento da produção

Os preços do petróleo fecharam em alta de quase 3% nesta segunda-feira (4) impulsionados por novo adiamento por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de aumentar a produção. Assim, os cortes voluntários na produção do óleo, iniciados em abril de 2023 pelo cartel, estão mantidos. No fechamento, o contrato do […]

Os preços do petróleo fecharam em alta de quase 3% nesta segunda-feira (4) impulsionados por novo adiamento por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de aumentar a produção. Assim, os cortes voluntários na produção do óleo, iniciados em abril de 2023 pelo cartel, estão mantidos.

No fechamento, o contrato do Brent, a referência mundial, para janeiro subiu 2,7%, a US$ 75,08 por barril, enquanto o futuro do WTI, a referência americana, para dezembro avançou 2,85% a US$ 71,47 por barril.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A retirada dos cortes – de 2,2 milhões de barris por dia – começaria em setembro, mas, agora, foi adiado para o fim de dezembro.

“O adiamento de um mês terá um impacto marginal no fornecimento de petróleo em 2025, mas o cartel está em uma encruzilhada sobre o que fazer nos próximos meses e anos, enquanto busca manter os preços altos e recuperar a participação de mercado perdida”, diz Kieran Tompkins, economista da Capital Economics em nota.

Últimas em Economia

Segundo ele, a longo prazo, a abordagem de adiar a decisão parece insustentável “dado que a Opep+ está inadvertidamente presenteando a participação de mercado a outros e quer explorar as reservas enquanto a demanda ainda está aumentando”, diz ele. “Isso aumenta as chances de uma mudança ainda maior na política de petróleo: um cenário de inundação do mercado mais adiante.”

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS