Netflix perde assinantes e ações já acumulam queda de mais de 40%
Gigante do streaming espera perder outros dois milhões de assinantes neste trimestre
A Netflix encerrou o primeiro trimestre do ano com 200.000 assinantes a menos do que tinha no final de 2021. A empresa esperava adicionar 2,5 milhões de clientes no período. As ações da empresa caíram 25,9% nas negociações após o fechamento de hoje na Nasdaq. No acumulado do ano, as ações caíram mais de 40%, até o fechamento desta terça-feira.
A Netflix culpou o compartilhamento de senhas entre seus usuários e o aumento da concorrência no espaço de streaming por criar o que chamou de “ventos contrários no crescimento da receita”. A Netflix estimou que, além de seus quase 222 milhões de lares pagantes, o serviço está sendo compartilhado com mais 100 milhões de lares, incluindo 30 milhões nos EUA e Canadá.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A gigante do streaming disse que o crescimento da receita “desacelerou consideravelmente” e alertou que os ganhos que a Netflix obteve durante a pandemia de Covid-19 escondiam as falhas que surgiram em seus negócios nos últimos anos.
Além da concorrência e do compartilhamento de senhas, as outras razões citadas pela Netflix como causas para a desaceleração do crescimento incluem uma adoção mais lenta do que o esperado de smart TVs, custos de dados e eventos mundiais, incluindo o aumento da inflação, os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia e a interrupção contínua do pandemia.
Últimas em Economia
A Netflix disse que para retomar a rota de crescimento irá melhorar a qualidade de sua programação e as recomendações que a plataforma fornece aos clientes. Desta forma, espera manter seus usuários engajados no conteúdo e no serviço. A Netflix já gasta mais do que qualquer outro provedor de entretenimento com um orçamento de programação que deve ultrapassar US$ 20 bilhões este ano.
O declínio trouxe a base global de assinantes pagos da Netflix para 221,6 milhões, abaixo dos 221,8 milhões no trimestre anterior. A receita aumentou cerca de 10%, para US$ 7,87 bilhões, abaixo das projeções dos analistas de US$ 7,93 bilhões. O lucro trimestral da empresa foi de US$ 1,6 bilhão, abaixo dos US$ 1,71 bilhão do ano anterior.
Com informações da empresa e The Wall Street Journal.