Minerar bitcoin? Atual preço pode não compensar custo alto de energia

Várias mineradoras menores e com fluxo de caixa negativo compraram computadores caros que consomem muita energia em uma aposta que o bitcoin se valorizaria

Foto: divulgação IBM
Foto: divulgação IBM

A pressão sobre as mineradoras de bitcoin aumenta com a baixa no preço da criptomoeda.

O custo de cunhar bitcoin excede o potencial de receita agora que o preço do ativo digital caiu 57% em relação à alta de novembro. Várias mineradoras menores e com fluxo de caixa negativo compraram computadores caros que consomem muita energia em uma aposta que o bitcoin se valorizaria. Elas começaram a vender a moeda para manter suas operações e, para alguns, se as condições piorarem, podem ter que vender suas máquinas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No Texas, um dos maiores centros de mineração de criptomoedas do mundo, uma onda de calor recorde pode reduzir as operações intensivas em energia das mineradoras e comprimir ainda mais as margens de lucro.

À medida que a demanda por energia para ar condicionado aumenta no estado americano, as mineradoras pagam mais por eletricidade e podem ter que desligar as máquinas para cumprir um programa de eficiência energética.

Últimas em Economia

“Está se tornando cada vez mais difícil produzir Bitcoin e menos lucrativo vender”, disse a gestora de ativos digitais CoinShares em um relatório. “A lucratividade da mineração está, portanto, começando a diminuir, deixando-nos cada vez mais perto de uma quebradeira no setor.”

A mineração de criptomoedas pode ser altamente lucrativa durante um mercado em ritmo de alta, como no final de 2021, quando o preço do Bitcoin era maior que o custo para criá-lo.

“Se a tendência de preço e dificuldade se estender por muito tempo, a receita de mineração pode cair abaixo de um limite em que apenas um conjunto concentrado de participantes do setor terá fluxo de caixa positivo”, disse a CoinShares.

A acumuladora de bitcoin Riot Blockchain e outras mineradoras de grande porte de capital aberto, como a Argo Blockchain e a Core Scientific, começaram a vender suas moedas para cobrir custos. A mineradora Cathedra Bitcoin, de menor porte, recentemente vendeu quase todas as suas moedas para pagar as contas.

Com informações da Bloomberg.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS