Nasdaq dispara após decisão do Fed; Dow Jones e S&P fecham em alta

Índice de tecnologia está pressionado pelo juros e expectativa de aumentos menores animou o mercado

Pregão na Nasdaq, uma das bolsas dos EUA / Foto: Divulgação
Pregão na Nasdaq, uma das bolsas dos EUA / Foto: Divulgação

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em forte alta nesta quarta-feira (27) depois que o Federal Reserve (o banco central dos EUA) aumentou os juros básicos do país. 

O Nasdaq Composite, que reúne as principais empresas de tecnologia do mundo, disparou e fechou em alta de 4,06%, aos 12.032 pontos. O S&P 500 também fechou em forte alta, de 2,62%, para 4.023 pontos. O Dow Jones subiu 1,37%, para 32.197 pontos. 

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O Fed anunciou às 15h um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros dos Estados Unidos. O mercado reagiu bem à decisão que não trouxe surpresas e gostou ainda mais da entrevista coletiva concedida pelo presidente da autarquia, Jerome Powell. 

Ele disse que a autarquia está comprometida a controlar a inflação nos Estados Unidos e levar o índice à meta de 2% em 2022. Ele que a autarquia não hesitaria em elevar as taxas em 1 ponto percentual, mas que o cenário não se mostrou propício para isto. 

O presidente do Fed ainda “deixou no ar” a magnitude dos próximos aumentos e sinalizou que eles podem ser menores a partir de setembro.

A declaração de que a alta de 1 ponto percentual não foi necessária soou como um sinal de que a inflação não está fora do controle do Federal Reserve. Por isso ações de crescimento, principalmente do setor de tecnologia, tiveram as maiores altas do dia, já que uma inflação sob controle significa taxas de juros menores e mais dinheiro para financiar o crescimento desses setores. 

Além da reunião do Fed, os balanços de Alphabet, a dona do Google, e Microsoft animaram os investidores. O lucro da Alphabet caiu no segundo trimestre, mas a boa noticia foi que a empresa teve lucro operacional de US$ 19,45 bilhões, alta de 0,47% em relação ao mesmo período de 2021, enquanto o mercado esperava prejuízo operacional de US$ 803 milhões no segundo trimestre.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS