O mercado está de olho nos dados econômicos dos Estados Unidos
Entenda o que movimentou a agenda econômica nos últimos dias no Brasil e no exterior
Mais uma semana terminando com novos dados de inflação no Brasil, discussão de política monetária no Reino Unido e divulgações de indicadores no exterior. O Manhã Inteligente desta sexta (26) trouxe os destaques da agenda por aqui e lá fora.
Aqui no Brasil, mais uma vez um dos destaques ficou para a inflação. O IBGE divulgou o IPCA-15 de agosto, que registrou uma deflação histórica de 0,73%. Mas, o mercado esperava uma queda um pouco maior, de 0,81%. Para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a tendência de desaceleração da inflação no país deve se manter.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Enquanto isso, no exterior…
Nos Estados Unidos, a segunda leitura do PIB anualizado indicou uma contração de 0,6% no segundo trimestre, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio do país.
Também tivemos a publicação da ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu. A autoridade deu sinais de que deve elevar novamente em mais meio ponto porcentual a taxa de juros local.
Ainda falando sobre a agenda lá fora, ontem começou o seminário anual de Jackson Hole. O encontro reúne economistas, executivos de bancos centrais e outros especialistas. Jerome Powell, presidente do Fed, fará um discurso durante o evento nesta sexta, o que também é bastante aguardado pelo mercado.
Para falar mais sobre o panorama desses últimos dias, Isabella Carvalho, repórter da IF, conversou com Caio Camargo, especialista em investimentos do Itaú Unibanco. Assista o papo no Manhã Inteligente!