MEIs podem ter redução de até 65% na conta de luz

Projeto prevê inclusão de microempreendedores individuais em tarifa social

Setor de energia pode movimentar R$ 30 bi em M&As neste ano. Foto: Burak Kebapci/Pexels
Setor de energia pode movimentar R$ 30 bi em M&As neste ano. Foto: Burak Kebapci/Pexels

O Projeto de Lei nº 1.377, de 2022, prevê desconto nas contas de luz para os MEIs (microempreendedores individuais). O desconto pode variar de 10% a 65%, dependendo do consumo.

Eles seriam enquadrados nas regras Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos a famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo. O projeto é de autoria do deputado Josivaldo JP (PSD-MA).

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O deputado argumenta que o motivo do projeto é o fato de os MEIs terem sido muito afetados pela retração da economia na pandemia de covid-19.

Segundo o deputado, muitos MEIs estão enquadrados na baixa renda, que já têm tarifas de energia mais baixa. Isso quer dizer que parte desse público já paga tarifas menores. Ou seja, as empresas não terão de oferecer descontos a um número muito maior de consumidores do que o já existente de modo a afetar a receita das concessionárias de energia. O deputado não fez estimativas do número de novos beneficiados.

O projeto não tem data para votação.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS