IPCA-15 de agosto deve registrar deflação de -0,80%
projeções para o IPCA-15 de agosto é de uma deflação entre -0.75% e -0,88%
As projeções para o IPCA-15 de agosto é de uma deflação entre -0.75% e -0,88%. No acumulado de 12 meses, pode reduzir para um dígito depois de chegar a 11,39% em julho. A XP projeta -0,82%, e o Santander, -0,81%.
O período da pesquisa deve mostrar o reflexo da redução do ICMS sobre energia elétrica e combustíveis, salienta o professor de economia IBMEC José Ronaldo Souza Junior. Ele considera que todas as categorias pesquisadas pelo IBGE devem apresentar desaceleração em relação a julho, destaque para os preços livres e alimentação em domicílio.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Na avaliação de Eduardo Vilarim, economista do banco Original, o número final dessa cesta de consumo pode ser ainda menor e quem vai definir são os preços dos alimentos. A instituição projeta que se a inflação dos alimentos vier abaixo de 1%, o IPCA-15 virá inferior a -0.8%. Se não, deve apresentar uma leitura de -0,75%. O banco Modal considera que a Alimentação no Domicílio permanece pressionada em 1,40%, observando-se um alívio em Alimentação fora do domicílio de 0,75%.