IPC-Fipe fica em 0,43% na primeira leitura de julho; veja as principais variações de preços

Na mesma leitura em 2021, o índice apontava alta de 0,86%

(Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo)
(Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo)

A cidade de São Paulo registrou inflação de 0,43% na chamada primeira quadrissemana de julho, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na mesma leitura em 2021, o IPC da Fipe registrou alta de preços de 0,86%. Já o índice de encerramento de junho ficou em 0,28%. Na primeira medição do mês passado, a inflação acumulada era de 0,19% nos 30 dias até a data.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira os setores que tiveram maior ou menor inflação

Das sete classes de despesa que compõem o indicador, quatro mostraram inflação maior ou virada para uma variação positiva de preços, em relação à leitura da semana anterior:

  • Habitação: -0,57% para +0,06%;
  • Alimentação: 0,93% para 1,04%;
  • Saúde: 0,47% para 0,61%;
  • Educação: 0,21% para 0,30%.

As demais verificaram inflação menor ou deflação maior, por essa base de comparação:

Últimas em Economia

  • Transportes: -0,25% para -0,57%;
  • Despesas Pessoais: 1,02% para 0,80%;
  • Vestuário: 1,39% para 1,23%.

As variações percentuais da leitura publicada hoje são relativas aos preços coletados de 8 de junho a 7 de julho em comparação aos registrados entre 8 de maio e 7 de junho. A próxima divulgação, com a inflação da chamada segunda quadrissemana de julho, acontecerá no dia 19.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS