Por que a Argentina sofre tanto com a inflação?
Há decadas, os argentinos sofrem com a alta dos preços; por que isso acontece por lá?
A Argentina teve a maior inflação em 30 anos! A inflação chegou a 102,5% em 2022. É a maior taxa desde 1991!
Para você ter uma ideia do sofrimento dos nossos hermanos, em fevereiro de 2023, a carne aumentou quase 20% só em fevereiro! E o pessoal lá adora um churrasco, então deve estar sendo um sofrimento só.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Mas não é de hoje que os argentinos sofrem com a inflação. Esse é um problema antigo por lá. Desde o começo do século 20, pra ser mais exato.
Por causa disso, a Argentina já mudou de moeda cinco. Tanta crise econômica fez o país suspender o pagamento da dívida externa cinco vezes desde 1980, um recorde mundial de calote.
Lembra do FMI, o Fundo Monetário Internacional, que emprestou dinheiro pro Brasil várias vezes nos anos 90? A Argentina é o maior devedor do FMI atualmente. Eles precisam devolver US$ 44 bilhões.
Lembra do confisco da poupança aqui no Brasil, que eu expliquei num outro vídeo? Pois é, a Argentina também passou por isso, só que em 2001 e 2002.
Criptomoedas para fugir da inflação na Argentina
A inflação é tão grave lá na Argentina, que muita gente guarda dólares em casa para não ficar no prejuízo. E muitas transações são feitas em dólares porque o peso desvaloriza muito rápido. Tem gente que recorre até a criptomoedas para tentar não perder dinheiro.
E por que a Argentina está há tanto tempo sofrendo desse jeito? Olha, eu não vou conseguir explicar tudo aqui nesse vídeo porque a história é complicada. Mas, pra resumir, dá pra dizer que a Argentina depende demais da agricultura e que os governos, sejam de esquerda ou de direita, parecem nunca conseguir resolver oa problema.
E claro que a pandemia deixou pior o que já era bem ruim.
E agora? Bom, agora é esperar que a Argentina consiga superar essa desgraceira toda e ajeite a economia do país. Porque a gente pode até ser rivais no futebol, mas a gente quer o bem dos nossos vizinhos sul-americanos. Mas chega de ganhar Copa e Libertadores, tá de bom tamanho já.