Inflação dos EUA sobe 0,5% em janeiro, acima do esperado; alta anual é de 6,4%

CPI de janeiro foi divulgado na manhã desta terça (14)

Detalha de nota de dólar. Foto: Pixabay
Detalha de nota de dólar. Foto: Pixabay

Índice que mede os preços ao consumidor nos Estados Unidos, o CPI subiu 0,5% em janeiro de 2023 na comparação com dezembro de 2022. Na base anual, a alta foi de 6,4%.

Segundo economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, a expectativa para o CPI era de alta de 6,2% no acumulado em 12 meses e 0,4% na passagem de dezembro para janeiro. Esse foi o menor aumento de 12 meses desde o período encerrado em outubro de 2021.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Itens em alta

Moradia, alimentos, gasolina e gás foram alguns dos pontos que mais contribuíram para a alta acima do esperado.

O índice de alimentação aumentou 0,5% no mês, com a alimentação em casa subindo 0,4%. O índice de energia aumentou 2,% por cento ao longo do mês.

Últimas em Economia

Núcleo da inflação

O núcleo da inflação, que exclui energia e alimentos, subiu 0,4% em janeiro.

Entre as categorias que subiram estão moradia, seguro de automóveis, lazer, vestuário e mobiliário.

Os preços de carros e caminhões usados, assistência médica e passagens aéreas foram alguns dos que tiveram retração ao longo do mês.

Os dados são do US Bureau of Labor Statistics.

Projeção para os juros

A inflação persistente deve fazer com que o Federal Reserve, banco central americano, mantenha a taxa de juros elevada por mais tempo.

O mercado espera uma nova elevação de 0,25 ponto percentual dos juros na próxima reunião do banco.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS