IF HOJE: IGP-DI recua 0,58% em novembro

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,58% em novembro, ante elevação de 1,60% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta terça-feira

Indústria em SP (Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo)
Indústria em SP (Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo)

O mercado aguardava ansiosamente por sinais de que a inflação está desacelerando. Um dos primeiros indicadores neste sentido veio nesta terça-feira (7).

Em novembro, o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), calculado pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), caiu 0,58%, um recuo maior do que o esperado (0,50%). Em novembro de 2020, o índice registrou ganho de 2,64%.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

O IGP-DI inflacionário contempla o aumento de preços em todo o processo produtivo, incluindo matérias-primas agrícolas e industriais, produtos intermediários e bens e serviços finais.

Em outubro, houve alta de 1,60%. No acumulado de 2021, há uma elevação de 16,28%. Em 12 meses, o aumento do índice é de 17,16%.

Por que importa?

Economistas estimam que a inflação está perto de ceder, após muitos meses de fortes altas. O IGP-DI fortalece esta teoria e aponta a probabilidade do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação do Brasil, também ter desacelerado.

Como pode afetar seus investimentos?

Se os preços não começarem a baixar, o Banco Central pode ter que subir ainda mais os juros, o que pode desestimular a atividade econômica e desvalorizar ativos de renda variável. E, com juros mais altos, a renda fixa fica mais atrativa.

Últimas em Economia

Fique por dentro:

CVM investiga Petrobras

As falas de Jair Bolsonaro no domingo (5) sobre uma suposta redução da Petrobras no preço da gasolina levaram a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a abrir o terceiro processo de investigação envolvendo a petroleira em poucas semanas. Como se trata de uma empresa de capital aberto, qualquer decisão estratégica deve ser informada aos investidores. Não foi o caso. Após a declaração do presidente, a companhia disse que não há nenhuma definição sobre o tema.

Nesta segunda, Bolsonaro voltou ao tema e disse que o preço da gasolina “tem que cair” dada a recente desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional.

Saques na poupança

Os saques na caderneta de poupança superaram os investimentos em novembro. Foram R$ 12,377 bilhões a menos no saldo mensal, segundo dados do Banco Central. Em 2021, há saque líquido de R$ 43,156 bilhões.

Novas notas de euro

O BCE (Banco Central Europeu) está redesenhando as notas de euro. Segundo comunicado desta segunda (6), serão feitas consultas a cidadãos da zona do euro, culminando em um novo design em 2024.

“As notas de euro são um símbolo tangível e visível de que estamos juntos na Europa, especialmente em tempos de crise, e ainda há uma forte demanda por elas”, afirmou Christine Lagarde, presidente do BCE. “Após 20 anos, é hora de revisar a aparência de nossas notas para torná-las mais identificáveis para europeus de todas as idades e origens” completou.

Para acompanhar hoje:

10h30: EUA divulgam balança comercial de outubro

20h50 Japão publica o PIB do terceiro trimestre

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS