IF Hoje: Mercado continua reduzindo projeção para inflação e elevando PIB, diz Focus

Segunda-feira (22) também tem Bolsonaro no Jornal Nacional e repercussão de indicação de Sergio Rial para presidência da holding Americanas

Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)

A semana que começa vai servir para os investidores no mercado financeiro brasileiro checarem se suas expectativas para a taxa de juros no país estão bem fundamentadas.

As principais previsões estão reunidas no Boletim Focus, a pesquisa semanal que o Banco Central realiza com analistas do mercado financeiro e foi divulgada logo pela manhã nesta segunda-feira (22).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pela oitava semana consecutiva, a mediana das projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no final de 2022 foi reduzida: passou de 7,02% para 6,82%. A previsão para a taxa básica Selic foi mantida em 13,75% ao ano pela nona semana seguida, e a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) foi elevada de 2% para 2,02% na oitava elevação consecutiva.

O otimismo em relação à taxa básica Selic vem da inflação, que está caindo de acordo com diversos indicadores, e da sinalização do Copom (Comitê de Política Monetária do BC). Na ata de sua última reunião, realizada no final de julho, o comitê indicou que não deverá aumentar os juros para além dos 13,75% aos quais os alçou naquele momento. Para isso, precisa que os preços continuem comportados.

Últimas em Economia

Uma resposta para essa questão vem na quarta (24), quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA-15, uma prévia do índice oficial de inflação do país, que mede a variação de preços do dia 15 de um mês ao dia 15 do seguinte. No mês passado, o índice ficou em 0,13%, mas, para agosto, a projeção dos especialistas é de que registre uma deflação de 0,81%.

Eleições

Dois eventos importantes na corrida eleitoral têm lugar nesta segunda (22). O Instituto FSB divulga mais uma pesquisa de intenções de voto para presidente da República, e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), será sabatinado no Jornal Nacional, da TV Globo.

Americanas

Os acionistas da Americanas (holding que reúne as Lojas Americanas, o Submarino e o Shoptime) foram surpreendedidos na noite de sexta (19) com a notícia de que o ex-presidente do Santander Brasil Sergio Rial vai assumir a liderança da companhia a partir de janeiro de 2023. Miguel Gutierrez, que ocupava a presidência há duas décadas, vai chefiar o conselho de administração. Os analistas esperam uma repercussão bastante positiva para as ações no pregão desta seguda (22), pois Rial tirou o Santander da mediocridade para colocá-lo no seleto grupo dos maiores e mais rentáveis bancos brasileiros. Neste ano, a ação das Americanas acumula queda de 56,5%.

AGENDA DO DIA

  • S/h: Divulgação da pesquisa FSB de intenções de voto para a eleição presidencial
  • 8h25: Boletim Focus
  • 20h30: Presidente Jair Bolsonaro (PL) sabatinado no Jornal Nacional
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS