IF Hoje: Balanço do Assaí (ASAI3) vai mostrar como anda a economia brasileira
Temporada de resultados do 3º trimestre começa com números que retratarão o equilíbrio (ou desequilíbrio) entre inflação e juros
O Assaí (ASAI3) abre para valer a temporada de balanços do terceiro trimestre nesta quinta-feira (20). Os resultados do atacarejo vão mostrar muito mais do que apenas como anda a saúde do negócio – vão dar uma indicação de como anda a própria economia brasileira.
Nos últimos meses, o país vem se recuperando da crise causada pela pandemia de Covid-19. Primeiro, foi o varejo; mais recentemente, o setor de serviços estava puxando a retomada. O que não parece claro ainda é o impacto do aumento da taxa de juros na atividade econômica.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
De março de 2021 a agosto deste ano, o Banco Central do Brasil aumentou a Selic em 11 pontos percentuais, para 13,75% ao ano, na tentativa de domar a inflação. Está funcionando: em julho, agosto e setembro o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou deflação. Essa é uma boa notícia para o setor de varejo, porque, com a recuperação do poder de compra, os clientes podem comprar mais.
Porém, como o efeito da política monetária demora um pouco para aparecer, existe o risco de exagerar na dose e desacelerar demais a economia. Na segunda (17), o IBC-Br do Banco Central assustou. O índice, que é uma proxy mensal do PIB (Produto Interno Bruto), indicou uma retração de 1,13% da economia do país em agosto. É um grande tombo. Os juros altos freiam o consumo e os investimentos produtivos, o que significa menos receitas e menos lucros para as empresas.
Últimas em Economia
Daí a importância do balanço do Assaí, que sai após o fechamento do mercado financeiro. Os números vão retratar como está esse equilíbrio na vida real: quanto a queda da inflação está ajudando o varejo e quanto o aumento de juros está prejudicando. E não só as ações do atacarejo devem ser afetadas, na Bolsa de Valores, pelos resultados, mas as de todas as empresas que dependem da demanda interna.
Agenda do dia
- 7h – Zona do Euro: Cúpula de líderes
- 9h – Brasil: Reunião do CMN
- 9h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego (semanal)
- 11h – EUA: Vendas de casas usadas (setembro)
- 15h05 – EUA: Discurso de Michelle Bowman, membro do comitê de política monetária do Fed