IF HOJE: ata do Copom reforça firmeza com juros; setor de serviços se enfraquece
Os dados do setor de serviços que o IBGE vai informar hoje também devem ajudar mercado a calibrar projeções para a inflação e os juros
A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), divulgada nesta terça-feira (14), reforça o discurso firme da autoridade monetária para o enfrentamento à inflação. Na quarta passada, o BC aumentou a taxa básica de juros Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, mostrando uma maior preocupação com as perspectivas para a evolução dos preços no longo prazo.
Em sua decisão, segundo a ata, o BC considerou que as projeções do mercado financeiro para a inflação em 2022 estão acima da meta, que é de 3,5%, e perto da meta para 2023, de 3,25%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O Copom avisou que prevê mais um aumento de 1,5 ponto percentual na sua próxima reunião, que acontece em 1 e 2 de fevereiro. No entanto, na visão dos investidores, poderia moderar sua estratégia considerando que a atividade econômica está muito fraca. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou hoje que o setor de serviços recuou 1,2% na passagem de setembro para outubro, a segunda taxa negativa consecutiva. Na comparação com outubro de 2020, o volume de serviços avançou 7,5%, a oitava taxa positiva seguida.
Como afeta seus investimentos?
A Selic elevada beneficia investimentos de renda fixa de maneira geral, enquanto deixa as ações brasileiras menos atrativas.
Últimas em Economia
Fique por dentro:
Primeira morte pela ômicron
O primeiro registro de morte devido à variante ômicron do coronavírus foi registrado no Reino Unido nesta segunda-feira (13).
De acordo com dados do domingo (12), o país já detectou 3.137 casos da variantes, que foi identificada em solo britânico pela primeira vez em 27 de novembro. No Brasil, há 11 casos confirmados da nova variante.
PEC dos Precatórios
A aprovação da PEC dos Precatórios segue arrastada. As mudanças na proposta feita pelo Senado serão votadas pela Câmara nesta terça (14).
Na casa, há resistência às alterações feitas por senadores. Outro entrave é o atraso no pagamento das emendas de relator para as bases eleitorais dos deputados, que já atrasa a votação do vale-gás.
Parte da PEC já foi aprovada, adicionando R$ 62,2 bilhões ao Orçamento de 2022. Agora, falta a aprovação do atraso no pagamento dos precatórios, que daria mais R$ 43,8 bilhões ao governo no próximo ano.
Orçamento 2022
Segundo o vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o projeto de Lei Orçamentária de 2022 deve ser aprovado na próxima semana, já que os vetos presidenciais serão votados apenas na sexta (17), mesma data que a Comissão Mista de Orçamento irá terminar os relatórios setoriais do Orçamento.
Vagas temporárias
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) reduziu a estimativa de contratações para o Natal de 2021 e agora prevê 89,4 mil vagas temporárias, quase 5.000 a menos que na última previsão, de setembro. Segundo o órgão, os juros e a inflação mais altos foram os motivos para a revisão.
INSS 2022
Em 2022, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham o piso irão receber o primeiro benefício reajustado entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Os demais beneficiários receberão primeiro pagamento entre 1º e 7 de fevereiro.
Para acompanhar hoje
8h30: o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de evento de tecnologia promovido em Brasília junto com o governo da Índia
10h30: índice de preços ao produtor nos EUA em novembro
23h: produção industrial da China em novembro
Com edição de Denyse Godoy