Ibovespa recua com maior aversão a risco global após dados do ‘payroll’
O avanço de ações como da Petrobras e da Vale ajudou a limitar as perdas do Ibovespa na sessão desta sexta-feira (10), mas não foi capaz de frear a queda em um dia de maior aversão a risco global, após a divulgação do relatório oficial de empregos dos EUA, o chamado “payroll”, de dezembro. O […]
O avanço de ações como da Petrobras e da Vale ajudou a limitar as perdas do Ibovespa na sessão desta sexta-feira (10), mas não foi capaz de frear a queda em um dia de maior aversão a risco global, após a divulgação do relatório oficial de empregos dos EUA, o chamado “payroll”, de dezembro. O índice terminou o pregão com recuo de 0,77%, aos 118.856 pontos, perto da mínima do dia, de 118.732 pontos. Na máxima intradiária, ele chegou a tocar os 120.052 pontos. No acumulado da semana, o índice teve leve alta de 0,27%.
As ações da Vale encerraram em alta de 0,57%. Já as ações PN da Petrobras subiram 0,27% e as ON da petroleira avançaram 0,49%, impulsionadas pela subida de mais de 3% nos contratos futuros de petróleo. O volume financeiro no Ibovespa foi de R$ 15,4 bilhões e de R$ 19,6 bilhões na B3.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Dados acima do esperado divulgados pelo “payroll” surpreenderam o mercado e desencadearam uma nova rodada de deterioração dos ativos domésticos, com a visão de que o Federal Reserve (Fed) deve pausar o ciclo de flexibilização monetária e de que a quantidade de corte de juros pelo BC americano pode diminuir ainda mais.
A surpresa trazida pelos números do “payroll” teve reflexo direto nas bolsas americanas. O Nasdaq e o Dow Jones tiveram queda de 1,63%, enquanto o S&P 500 caiu 1,54%.
Últimas em Economia
*Com informações do Valor Econômico