IBGE: Preços dos veículos na ‘porta de fábrica’ acumulam alta acima de 25% em quase dois anos
O movimento reflete o encarecimento de insumos importantes para a cadeia automotiva
Os preços de veículos automotores sobem há 20 meses e acumulam alta de 25,56% no período, segundo o Índice de Preços ao Produtor (IPP), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerado a inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes.
O aumento, no entanto, desacelerou de 2,27% em janeiro para 0,28% em fevereiro, segundo os dados divulgados hoje pelo IBGE. Apenas em fevereiro, o dólar teve queda de 6,1%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Nos dois primeiros meses de 2022, a atividade teve alta de 2,55% de preços. Nos doze meses até fevereiro, a variação foi de 14,79%, abaixo dos 15,94% observados em janeiro, o maior resultado da série para este indicador.
O movimento de preços dos veículos automotores nesses quase dois anos reflete o encarecimento de insumos importantes para a cadeia automotiva, como o aço, a crise global de semicondutores e paralisações de produções provocadas pela pandemia. O setor automobilístico foi um dos mais afetados pela desorganização das cadeias produtivas globais por causa da crise sanitária.