Grandes bancos fecharam quase 1,8 mil pontos de atendimento em 2024

Os cinco grandes bancos brasileiros (Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, que eliminou 1.358 unidades. “Acreditamos que a tendência de queda no número de pontos deve continuar a ajudar os bancos incumbentes a reduzir a lacuna de eficiência em relação aos novos entrantes”, dizem os analistas. O número de agências bancárias no Brasil atingiu um […]

Os cinco grandes bancos brasileiros (Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, que eliminou 1.358 unidades.

“Acreditamos que a tendência de queda no número de pontos deve continuar a ajudar os bancos incumbentes a reduzir a lacuna de eficiência em relação aos novos entrantes”, dizem os analistas.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O número de agências bancárias no Brasil atingiu um pico em março de 2015, com 23.154 unidades. Desde então, vem caindo de maneira praticamente ininterrupta até os dias de hoje. Atualmente são 16.573 agências, com queda de 28,4%, ou 6.581 unidades desde então.

Além das agências, existem atualmente no país 11.537 postos de atendimento (PAs) físicos. Em março de 2015, eram 10.474, ou seja, houve uma alta de 1.063 (ou 10,1%).

Últimas em Economia

Os PAs são estruturas mais simples, subordinados a uma agência, e que não contam, por exemplo, com serviços como câmbio, operações de tesouraria, fundos de investimentos para clientes qualificados, entre outros. Além disso, muitos não são abertos ao público geral, são pontos de atendimento dentro de determinadas empresas, repartições públicas, universidades etc, destinados única e exclusivamente aos membros daquela instituição.

Muitas agências são transformadas em PAs, que, por ter uma estrutura menor — como não lidam com numerário, não precisam de cofre, porta giratória, entre outrs itens — exigem gastos bem inferiores.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS