Mercado vê inflação em queda, juros estáveis e PIB maior ao final do ano, diz Focus

Cenário mais positivo está retratado na pesquisa semanal do BC com analistas de instituições financeiras

Supermercado no Rio de Janeiro (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
Supermercado no Rio de Janeiro (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

Os analistas do mercado financeiro brasileiro consultados na pesquisa semanal do Banco Central reduziram pela sétima vez consecutiva sua previsão para a inflação oficial no país.

A mediana das projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no final de 2022 foi reduzida de 7,11% para 7,02% na edição do Boletim Focus divulgada na manhã desta segunda-feira (15).

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em julho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA registrou uma deflação de 0,68%, a maior queda de preços desde janeiro de 1980. No acumulado de 12 meses, ficou em 10,07%.

Para chegar ao fim do ano no nível previsto pelo mercado, o índice precisa encolher 3,05 pontos percentuais, portanto. Mas os analistas não esperam que, para isso, o BC precise seguir aumentando juros. No Focus, a projeção para a taxa básica Selic ao final de 2022 foi mantida em 13,75% ao ano pela oitava semana seguida. O Copom (Comitê de Política Monetária do BC) elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano, em sua última reunião, no começo do mês, e sinalizou que deve parar por aí.

Previsão para o PIB

Com as apostas de desaceleração da inflação e fim da alta de juros, as previsões para o PIB (Produto Interno Bruto) também estão melhorando. No boletim Focus que saiu nesta segunda (15), a projeção para 2022 foi elevada de 1,98% para 2%.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS