Previsão de rombo fiscal do governo Lula em 2024 recua, aponta Focus

Projeção do déficit primário em relação ao PIB no fim deste ano passou de 0,80% para 0,78%

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se cumprimentam durante entrevista. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após nove semanas de estabilidade, o Boletim Focus trouxe uma leve redução na projeção de rombo fiscal do governo Lula em 2024. Para o déficit primário em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, a mediana passou de 0,80% para 0,78%.

A Lei Orçamentária Anual de 2024 prevê superávit de R$ 2,8 bilhões neste ano (zero do PIB). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou que o governo “dificilmente chegará à meta zero”, até porque o chefe do Executivo “não quer fazer cortes em investimentos e obras”.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Já a estimativa do Focus para o déficit nominal em 2024 passou de 6,80% para 6,90% do PIB, ante 6,80% de um mês atrás.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após o gasto com juros e outras despesas financeiras.

Últimas em Economia

Dívida x PIB

A estimativa para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB em 2024 passou de 63,60% para 63,68%%, ante 63,60% de um mês atrás.

Para 2025, o déficit primário esperado pelo mercado seguiu em 0,60% do PIB, onde já estava há quatro semanas. O novo arcabouço fiscal aprovado no ano passado prevê uma meta de superávit primário de 0,5% do PIB no próximo ano.

O déficit nominal projetado para 2025 seguiu em 6,30% do PIB, ante 6,20% de um mês atrás. Já a estimativa para a dívida líquida passou de 66,30% para 66,40% do PIB, ante 66,00% de quatro semanas antes.

Com informações do Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS