Focus: Mercado volta a cortar previsão de inflação e aumentar a do PIB

Expectativas dos analistas para a economia brasileira continuam melhorando

Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)
Rua de comércio popular no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)

No boletim semanal Focus, do Banco Central, as expectativas do mercado financeiro para a economia brasileira continuam melhorando.

A previsão (mediana) para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ao final de 2022 caiu de 5,88% na sondagem anterior para 5,74%. Esta foi a 14ª semana consecutiva de redução da projeção para o indicador.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Na atividade econômica, a previsão dos economistas do mercado entrevistado pelo BC para o PIB (Produto Interno Bruto) passou de crescimento de 2,67% em 2022 para alta de 2,7% na comparação com o ano passado. Para 2023, a previsão do PIB também subiu: de alta de 0,5% para crescimento de 0,53%.

Já a estimativa para a Selic ao final deste ano foi mantida, pela 15ª semana consecutiva, em 13,75% ao ano. Essa projeção mostra que a expectativa dos agentes é de que o aperto monetário atual será suficiente para continuar domando a inflação. Para 2023, a projeção é que a inflação fique em 5% e a Selic caia para 11,25% ao ano.

Últimas em Economia

A previsão para o dólar não teve variação de uma semana a outra. Para os analistas consultados no boletim Focus, deve fechar 2022 na casa dos R$ 5,20.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS