Com o feriado do Dia da Independência nos EUA, investidor local monitora agenda política e dados da indústria

Sem apetite estrangeiro por feriado nos EUA, bolsa de valores pode subir por ânimo do investidor brasileiro após abertura de mercado

Bolsa brasileira depende apenas do cenário doméstico para ter alta após abertura do mercado. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Bolsa brasileira depende apenas do cenário doméstico para ter alta após abertura do mercado. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Enquanto os americanos celebram o “Dia da Independência” nos Estados Unidos, os investidores brasileiros podem amargar um pregão de “baixa liquidez” nesta terça-feira (4). O investidor local deve virar a atenção para os dados de produção industrial do Brasil, a serem divulgados às 9h.

Na segunda-feira, o índice Ibovespa, o principal da B3, avançou 1,34% e atingiu o patamar de 119.672 pontos. No entanto, nesta terça-feira a bolsa brasileira terá um pregão mais morno, afirma João Piccioni, analista da Empiricus Research. Ele explica que isso deve ocorrer pela falta de apetite do investidor estrangeiro, em particular o americano, pelo fechamento das bolsas do país.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Tudo aponta para um dia de “baixa liquidez”, afirma João Abdouni, sócio da casa de análises INV.

Ontem, as curvas de juros futuros de 2026 e 2027 atingiram mínimas abaixo de 10% pela primeira vez desde 2021, o que indica a empolgação do mercado com os novos dados do Boletim Focus.

A ala otimista do mercado pode impulsionar as negociações locais. A bolsa brasileira pode abrir com tendência de alta, o que privilegiaria ações de instituições financeiras, como BTG (BPAC11) e a própria B3 (B3SA3), diz Abdouni.

O índice SMLL (Small Caps) também pode avançar com o bom humor do investidor, frisa Piccioni. “As small caps estão chamando bastante a atenção do mercado. Sem o exterior para balizar, podemos ter um dia positivo para a bolsa.”

Vale a pena investir nas small caps? | Inteligência Financeira

Reforma Tributária e sabatinas para o BC no radar

No âmbito doméstico, os dados de Produção Industrial mensal do IBGE devem nortear investimentos na bolsa. A pesquisa será divulgada às 9h (Brasília). De acordo com Gabriel Rech, estrategista-chefe do Macro Assessoria, aponta que este indicador será “o mais importante da semana” no ambiente macroeconômico.

Para esta terça-feira, a partir da abertura, o mercado deve ficar de olho em duas movimentações no Congresso.

A primeira é a reforma tributária, com tramitação acelerada. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, afirma que o texto substitutivo que reestrutura o sistema de tributação do consumo deve ser votado pela Casa até o final desta semana.

Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, deve sabatinar o Secretario Executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, para assumir a diretoria do Banco Central. Caso aprovado, o número dois do ministro Fernando Haddad [Fazenda] vai assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central.

O Senado também ouvirá o segundo indicado de Haddad à diretoria do BC, o auditor Ailton Aquino dos Santos. Ele assumirá a diretoria de Fiscalização da autoridade, caso aprovado pela comissão.

Atenção para China e PMI nos EUA

Dados da China continuam a influenciar as ações de empresas brasileiras. Se ontem os papéis ordinários de Vale encerraram o pregão com alta de 3,19%, a tendência é que o setor de mineração e siderurgia continue com bom desempenho nesta quarta-feira.

“Apesar da pequenina recuperação, a China está mantendo o minério de ferro acima dos US$ 110 por tonelada, puxando Vale”, diz Abdouni.

Outro dado da China pode nortear investimento na quarta-feira: a S&P divulga o PMI de Serviços da China após o fechamento da B3, no final da noite. Este é outro dado importante para empresas brasileiras, aponta Rech.

Outro indicador no exterior quente para investidores brasileiros será o Payroll norte-americano, que sai na sexta-feira (7).

“O consenso estima a criação de 225 mil empregos, desacelerando em relação ao resultado anterior, mas significativamente acima da média histórica”, finaliza Rech.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS