EUA: PCE desacelera em fevereiro, com alta de 0,3% ante janeiro e de 5% na comparação anual
O índice de preços de gastos com consumo é um dos indicadores mais importantes para o Fed calibrar os juros
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, medida inflacionária preferida do Federal Reserve (Fed), avançou 0,3% em fevereiro ante janeiro e 5,0% em base anual, desacelerando ante os ganhos de 0,6% e 5,3%, respectivamente, de janeiro.
Já o núcleo do PCE registrou alta de 0,3% em fevereiro na comparação com janeiro, e teve avanço de 4,6% no período de 12 meses até o fim do mês passado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Expectativa
Ambas as leituras vieram 0,1 ponto percentual abaixo do que esperavam analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”. Para o dado mensal, a expectativa era por alta de 0,3%, enquanto para a taxa anual esperava-se ganho de 4,7%.
Núcleo
O núcleo do dado também desacelerou em relação a janeiro, quando as altas registradas foram de 0,5% em relação a dezembro e de 4,7% na comparação com o mesmo mês de 2022.
Últimas em Economia
Renda em alta
Já a renda pessoal dos consumidores americanos subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, ou US$ 72,9 bilhões em números absolutos. Nesse caso, era esperado avanço de 0,2%.