EUA criam 223 mil vagas de trabalho em dezembro, segundo ‘payroll’

O consenso do mercado apontava a abertura de 200 mil vagas no mês

Rua de Nova York, nos EUA - Foto: Tatiana Shyshkina/Unsplash
Rua de Nova York, nos EUA - Foto: Tatiana Shyshkina/Unsplash

A economia dos EUA criou 223 mil empregos em dezembro, informou nesta sexta-feira o Departmento de Trabalho, um sinal de que o mercado de trabalho segue resiliente apesar da forte alta nos juros efetivada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) durante o último ano.

As aberturas de vagas foram principalmente nos setores de lazer, saúde, construção e assistência social. O resultado ficou acima das 200 mil vagas estimadas pelo consenso de economistas compilados pelo “The Wall Street Journal”.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No ano de 2022 foram abertas nos EUA cerca de 4,5 milhões de vagas de trabalho, média de 375 mil por mês, um número menor que as 6,7 milhões registradas em 2021.

A taxa de desemprego ficou em 3,5% em dezembro, menor que as 3,7% de novembro e que a estimativa do consenso, também de 3,7%. Segundo o Departamento de Trabalho, desde março, o desemprego se move entre 3,5% e 3,7%. Em dezembro, o número de pessoas desempregadas nos EUA caiu para 5,7 milhões.

Últimas em Economia

Já o salário por hora média trabalhada subiu 0,3% em dezembro ante novembro. A taxa anual avançou de 4,6% em dezembro, desacelerando em relação aos 5,1% registrados em novembro, e menor que o consenso de 5%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS