Empresas inadimplentes têm 2º menor índice que quitação de dívidas do ano, aponta Serasa Experian

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, que analisou empresas inadimplentes no mês de referência de junho, mostrou que apenas 39,9% das dívidas foram regularizadas. O índice é o segundo menor do ano – depois de maio, com 36,3% – e está abaixo do nível regional, com empresas das regiões Nordeste e Norte […]

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, que analisou empresas inadimplentes no mês de referência de junho, mostrou que apenas 39,9% das dívidas foram regularizadas. O índice é o segundo menor do ano – depois de maio, com 36,3% – e está abaixo do nível regional, com empresas das regiões Nordeste e Norte liderando a taxa de pagamento ou renegociação (51,4% e 48,4%, respectivamente).

No ranking nacional, o indicador destaca que empreendimentos do estado do Piauí tiveram o melhor desempenho na quitação das contas (61,2%), seguido pelos de Alagoas (55,8%) e Acre (55,2%).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Das empresas inadimplentes, o setor de serviços foi o que mais recuperou crédito (46,6%), seguido pelo de empresas ligadas ao agronegócio, indústrias e instituições do terceiro setor (45,2%).

Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o comportamento mais moderado do consumidor com relação aos gastos afeta o orçamento das empresas, tornando mais difícil o pagamento das dívidas por elas. Outros fatores como a inflação e aumento dos custos operacionais podem pressionar ainda mais as margens de lucro.

Últimas em Economia

“Taxas de juros elevadas têm dificultado o acesso ao crédito, encarecendo os empréstimos”, afirma.

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian avalia as dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico, em que as empresas têm até 60 dias para a quitação de seus débitos.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS