Empresa do Grupo B3 lança plataforma que digitaliza registro de imóveis

A PDtec, empresa do Grupo B3, iniciou a operação da plataforma PDRegistro, que digitaliza o processo de registro de imóveis no país. Hoje, a operação ainda é realizada majoritariamente de forma manual, por isso, a ideia da ferramenta é interligar agentes financeiros, compradores e cartório para modernizar o processo. O primeiro registro foi feito dia […]

A PDtec, empresa do Grupo B3, iniciou a operação da plataforma PDRegistro, que digitaliza o processo de registro de imóveis no país. Hoje, a operação ainda é realizada majoritariamente de forma manual, por isso, a ideia da ferramenta é interligar agentes financeiros, compradores e cartório para modernizar o processo.

O primeiro registro foi feito dia 29 de outubro, e o produto está disponível para o mercado. Na plataforma, os agentes financeiros podem enviar as informações do comprador para os cartórios, que avaliam as documentações e retornam de maneira digital.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Fabrício Almeida, diretor de negócios e produtos da PDtec, afirma que os principais agentes financeiros do setor já estão realizando testes na plataforma. Adriano Pahoor, CEO da empresa, diz que a ferramenta, além de desburocratizar, pode levar a uma diminuição de custos e tempo para o registro do contrato na matrícula do imóvel.

A plataforma é conectada ao Operador Nacional do Serviço Eletrônico de Imóveis (ONR), uma entidade que tem a finalidade de se comunicar com todos os cartórios de registro de imóveis do país.

Últimas em Economia

Por meio do PDRegistro, os agentes financeiros podem realizar o registro de contratos de financiamento imobiliário de forma eletrônica, seja no formato nato digital, seguindo os padrões ONR, seja no formato XML — que são informações organizadas em um extrato eletrônico —, permitindo automação, análises e integração com sistemas.

Além disso, a plataforma traz, de forma integrada, a assinatura avançada do registro civil, que garante a autenticidade e integridade da firma por meio de biometria facial ou certificado digital. Também permite realizar o tratamento de exigências cartorárias.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS