Elon Musk recebe alerta da União Europeia sobre compra do Twitter
Twitter precisará cumprir as regras do bloco europeu sobre moderação de conteúdo
Um dos principais reguladores da União Europeia (UE) alertou Elon Musk que um Twitter sob sua propriedade precisaria cumprir as regras do bloco sobre moderação de conteúdo ilegal e prejudicial.
“Seja carros ou mídias sociais, qualquer empresa que opera na Europa precisa cumprir nossas regras — independentemente de sua participação”, disse Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, no Twitter, um dia depois de Musk concordar em pagar US$ 44 bilhões pelo Twitter.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Musk sabe disso bem. Ele está familiarizado com as regras europeias sobre automóveis e se adaptará rapidamente à Lei de Serviços Digitais”, disse Breton, referindo-se à legislação acordada na semana passada que exige que as grandes empresas de tecnologia assumam mais responsabilidade sobre o conteúdo que os usuários postam on-line, entre outros requisitos.
A busca de Musk pelo Twitter desencadeou um amplo debate sobre o poder que os gigantes da tecnologia exercem para determinar os parâmetros do discurso na internet e como essas empresas impõem suas regras. Musk sinalizou um compromisso com uma abordagem mais prática na moderação de fala no Twitter em um momento em que ele e outras plataformas de mídia social têm lutado com esse papel.