Efeito Ozempic? Obesidade cai nos EUA pela 1ª vez em 40 anos

O estudo não fez um relação direta com o consumo de remédios, mas queda coincide com o período em que novas drogas chegaram ao mercado

Mulher segura injeção de semaglutida, medicamento utilizado para controle de obesidade Foto: Iuliia Burmistrova/Getty Images
Mulher segura injeção de semaglutida, medicamento utilizado para controle de obesidade Foto: Iuliia Burmistrova/Getty Images

Os níveis de obesidade na população dos Estados Unidos caíram pela primeira vez em quatro décadas.

Segundo o levantamento do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NHANES, nas sigla em inglês), a taxa de obesidade em adultos americanos caiu 2% entre 2020 e 2023.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No conjunto, a pesquisa não mostrou diferenças significativas na queda da obesidade entre homens e mulheres.

Porém, o estudo detectou que a prevalência de obesidade grave foi maior em mulheres do que em homens de cada grupo.

Últimas em Economia

O trabalho não faz relação direta entre essa tendência recente e o consumo de drogas para emagrecimento. Porém, publicações internacionais especialistas sugeriram que pode haver uma ligação entre eles.

Isso porque medicamentos como Wegovy e Ozempic chegaram ao mercado em 2021.

Segundo o jornal britânico Independent, cerca de um em cada oito adultos nos EUA experimentou medicamentos para perda de peso.

Outra revelação da pesquisa é que as taxas de obesidade caíram mais rápido entre os graduados, segundo uma análise da publicação inglesa The Financial Times.

Dois em cada cinco adultos e quase 15 milhões de crianças e adolescentes são obesos nos EUA, com taxas aumentando mais de 11% do final da década de 1990 até 2020.

Os medicamentos para perda de peso, inicialmente destinados a tratar diabetes, funcionam emulando um hormônio natural que pode suprimir o apetite do usuário.

No estudo, a obesidade foi determinada pelo índice de massa corporal (IMC).

Mesmo com a queda apontada no estudo, a prevalência de obesidade em adultos nos EUA segue acima da meta de 36% do Healthy People em 2030, segundo o levantamento.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Saúde


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS