Economia está passando por mudanças e precisamos entender os impactos, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira que a economia tem passado por mudanças e ressaltou que é preciso analisar e entender o impacto dessas mudanças para a condução da política monetária no momento atual e no futuro. As declarações foram feitas em evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), […]

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira que a economia tem passado por mudanças e ressaltou que é preciso analisar e entender o impacto dessas mudanças para a condução da política monetária no momento atual e no futuro. As declarações foram feitas em evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), onde Lagarde disse ainda que as estruturas analísticas dos bancos centrais precisam ser ajustadas às mudanças na economia conforme elas ocorram.

“Embora algumas dessas mudanças – como as questões climáticas e o envelhecimento da sociedade – sejam exclusivas dos nossos tempos, outras se assemelham àquelas que ocorreram há um século”, disse Lagarde, ao apontar para retrocessos na integração do comércio global e avanços no progresso tecnológico. “A incerteza à frente ainda é profunda”, enfatizou a dirigente, ao apontar que é preciso flexibilidade na condução futura da política monetária.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em relação à conjuntura econômica, Lagarde afirmou que as ações do BCE mantiveram com sucesso as expectativas de inflação ancoradas em torno da meta na zona do euro e enfatizou que “a inflação deve retornar a 2% no segundo semestre do ano que vem”. “Considerando o tamanho do choque inflacionário, essa reversão é notável”, disse a dirigente.

*Com informações do Valor Econômico

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS