Dólar à vista e juros futuros se afastam das máximas após declarações Haddad sobre estatais

O dólar à vista e os juros futuros se afastaram das máximas e o Ibovespa chegou a esboçar alta, em meio a comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre uma possível retirada das estatais do Orçamento. O ministro afirmou que não há hipótese de tirar as estatais do arcabouço fiscal, mas deixá-las menos dependentes […]

O dólar à vista e os juros futuros se afastaram das máximas e o Ibovespa chegou a esboçar alta, em meio a comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre uma possível retirada das estatais do Orçamento. O ministro afirmou que não há hipótese de tirar as estatais do arcabouço fiscal, mas deixá-las menos dependentes do orçamento federal. “O objetivo da medida é o contrário, fazer com que as estatais não dependam mais de recursos orçamentários”, afirma.

Perto das 11h20, o dólar comercial operava em alta de 0,28%, a R$ 5,6723, depois de ter encostado perto de R$ 5,70, após notícias de que o governo estaria planejando retirar as estatais do Orçamento. Com isso, o real deixou de listar entre as piores moedas do dia.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os juros futuros também se afastaram das máximas com as declarações de Haddad, ainda que se mantenham em território positivo. No horário citado, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento de janeiro de 2026 tinha leve alta de 12,615%, do ajuste anterior, para 12,625%; a do DI de janeiro de 2027 avançava de 12,74% para 12,78%; e a do DI de janeiro de 2029 subia de 12,725% a 12,76%.

Já o Ibovespa reagiu às declarações e engatou uma leve alta, mas logo depois voltou a oscilar próximo à estabilidade. As ações de commodities avançam na sessão, como Vale ON, que sobe 1,14%, e Petrobras ON, que ganha 0,56%. Já os papéis cíclicos domésticos recuam: Azzas ON (-1,95%) e Assaí ON (-1,28%).

Últimas em Economia

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS