Ministro vê como bravata discurso de Milei sobre Mercosul
Presidente da Argentina indicou que pretende negociar um acordo com os Estados Unidos fora do bloco do Mercosul
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vê como “bravata” as declarações do presidente argentino, Javier Milei, de que o país vizinho deverá negociar um acordo com os Estados Unidos fora do bloco do Mercosul.
“Dentro da soberania dele, ele tem todo o seu direito. Mas não acredito numa ruptura porque os interesses [comerciais] dele na América do Sul são muito maiores do que o interesse dele com os americanos”, disse Silveira ao Valor.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Silveira entende as declarações de Milei “como um discurso por conveniência política.” “Parece mais um discurso do que realidade de se ajoelhar para algo que não traz resultados para o seu povo.”
O ministro lembrou que, no ano passado, o governo brasileiro, por meio da Petrobras, “socorreu a Argentina quando o país vizinho precisou de gás”.
Últimas em Economia
O que disse Milei sobre o Mercosul
Anteriormente, o presidente da Argentina, Javier Milei, declarou em entrevista à Bloomberg News que poderia tirar o país do Mercosul. Isso se for necessário para concretizar um acordo bilateral de livre comércio com os EUA. No entanto, ele pontuou que tal movimento seria feito apenas em caso extremo.
“Há mecanismos que podem ser usados até mesmo dentro do Mercosul. Então, achamos que isso pode ser feito sem necessariamente ter que sair”, ponderou Milei durante o Fórum Econômico Mundial de Davos.
De acordo com a Bloomberg News, o presidente argentino também disse que planeja recorrer ao mercado de capitais depois de suspender controles cambiais do país. Embora não tenha fornecido um cronograma específico.
Por fim, Milei destacou o comprometimento de sua equipe em manter a meta de déficit zero quando questionado sobre o retorno aos mercados internacionais de títulos.
Com informações do Valor Econômico