Desemprego cai para 9,3% no segundo trimestre, diz IBGE
É o menor patamar para o período desde 2015
A taxa de desemprego ficou em 9,3% no Brasil no trimestre encerrado em junho, uma queda de 1,8 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. É o menor patamar para o período desde 2015, quando a taxa estava em 8,4%.
O número de desempregados recuou 15,6% no trimestre, chegando a 10,1 milhões de pessoas. Isso significa 1,9 milhão de pessoas a menos em busca por trabalho no país. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada na manhã desta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“A retração da taxa de desocupação no segundo trimestre segue movimento já observado em outros anos. Em 2022, contudo, a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre”, disse a coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.