Caso DeepSeek pode mudar sentimento dos mercados em relação à China, avalia economista

Foco nos últimos anos estava concentrado nos desafios econômicos de curto prazo do país

O surgimento da startup chinesa DeepSeek, com o desenvolvimento de um novo modelo de inteligência artificial (IA) mais barato, se tornou um evento macro. Dessa forma, já começa a mudar o sentimento de alguns investidores em relação à China.

A avaliação é do economista-chefe da Pinpoint Asset Management, Zhiwei Zhang. Que lembra que o foco nos últimos anos estava concentrado nos desafios econômicos de curto prazo do país.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

China e DeepSeek

“A DeepSeek mostra uma história diferente da China”, diz Zhang, ao avaliar que o mercado percebe que a inovação no setor privado da China é competitiva em escala global.

Para ele, o sucesso da DeepSeek provavelmente irá motivar Pequim a promover mais inovação tecnológica pelo setor privado.

Últimas em Economia

O economista observa, ainda, que o avanço da DeepSeek não foi alcançado por institutos e empresas apoiadas pelo governo, mas por um hedge fund sem subsídios governamentais.

A Bolsa de Xangai não operou nesta terça-feira por estar fechada devido ao feriado do Ano Novo Lunar.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Internacional


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS