CPI: inflação nos EUA sobe 0,4% em setembro, acima do esperado
Taxa em 12 meses ficou em 3,7%, também levemente pior que as estimativas
A inflação oficial dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 0,4% em setembro depois de ter variado 0,6% em agosto. O resultado superou o consenso de expectativas dos agentes finceiros, de alta de 0,3% no mês, conforme as Projeções do Broadcast.
Assim, a taxa acumulada em 12 meses ficou em 3,7%, a mesma leitura do mês anterior. O mercado esperava um índice de 3,6% na soma em um ano.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O núcleo da inflação americana, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, oscilou 0,3% em setembro. O número repetiu agosto e ficou dentro das previsões dos especialistas.
Em 12 meses, o núcleo do CPI desacelerou a 4,1% agora ante 4,3% da taxa observada em agosto.
Últimas em Economia
O lento processo desinflacionário nos EUA favorece a leitura de que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) pode aumentar mais uma vez os juros, em 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 5,50% a 5,75%.
Em outra linha, ainda que o Fed não suba mais taxas, o aperto monetário deve ser mantido por mais tempo, com cortes esperados somente a partir do segundo semestre de 2024.