Copom eleva a Selic a 13,25% ao ano em linha com o esperado

Decisão segue em linha com o esperado pelo mercado financeiro

Integrantes do Copom na reunião de janeiro de 2025. Foto: Raphael Ribeiro/ Banco Central
Integrantes do Copom na reunião de janeiro de 2025. Foto: Raphael Ribeiro/ Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou na noite desta quarta-feira (29) o aumento da taxa de juros básica do País. Assim, a Selic salta 100 pontos-base e chega a 13,25% ao ano. Então, o movimento ocorre em linha com o esperado pelo mercado. A elevação havia sido prometida pelo próprio colegiado.

Então, a reunião foi a primeira sob liderança de Gabriel Galípolo. O novo presidente do Banco Central foi escolhido por Lula. E é aliado do ministro da Fazenda Fernando Haddad. Nesta reunião Galípolo tinha a missão de não frustrar o mercado e evitar rusgas com Lula.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Dessa forma, o aumento da taxa de juros Selic aponta para a preocupação da autoridade monetária com a inflação. O último Boletim Focus indicou aumento da perspectiva de inflação de 5,08% para 5,50%. Assim, esse dado indica juros altos por mais tempo. Espera-se que a taxa termine o ano em 15%.

De olho no Copom: Super Quarta - como fica o cenário após decisões do Copom e Fed?

Fed: mais decisões para além do Copom

Dessa forma, o banco central norte-americano manteve os juros no intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano. A decisão também era amplamente esperada pelo mercado financeiro. A decisão ocorre diante de incertezas envolvendo a política econômica de Donald Trump. O novo presidente norte-americano manifestou anteriormente seu desejo de que as taxas caíssem.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Copom


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS