Vem aí um novo modelo de pagamento: conheça o Pix Garantido 

Entenda as vantagens para o consumidor e para os comerciantes e quando a nova solução deve ser lançada

Pix Garantido deve ser lançado pelo Banco Central ainda em 2024. (Foto: Agência Brasil)
Pix Garantido deve ser lançado pelo Banco Central ainda em 2024. (Foto: Agência Brasil)

O Pix, sistema de pagamento instantâneo que revolucionou as transações no Brasil, está prestes a dar mais um passo com a chegada do Pix Garantido. A expectativa é de que a nova modalidade ofereça uma alternativa simples e ágil ao parcelamento tradicional. Além disso, pode gerar novas oportunidades tanto para consumidores quanto para empresas. Assim, entenda como funciona o Pix Garantido e as vantagens do serviço, que deve ser lançado pelo Banco Central ainda em 2024.

Como funciona o Pix Garantido? 

Diferente do cartão de crédito parcelado, que exige intermediários e verificação de crédito, o Pix Garantido permite que o pagamento seja feito diretamente ao comerciante à vista.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“As empresas recebem o valor da venda sem o risco de inadimplência. Quem assume é a instituição financeira do pagador”, afirma Tiago Abreu Couto, diretor executivo da Peers Consulting & Technology. Ele explica que, enquanto o cliente paga em parcelas via débito automático, o comerciante recebe de forma integral no momento da transação, o que fortalece o fluxo de caixa e facilita a gestão de capital de giro. 

Essa estrutura, de acordo com Tiago, é um ganho significativo para empresas que precisam de maior liquidez e previsibilidade em seus recebimentos. “Reduzir os prazos de recebimento é vantajoso em termos de liquidez, especialmente para empresas com maior necessidade de capital de giro”, ressalta. 

Últimas em Economia

Quais os benefícios e cuidados para consumidores e empresas? 

Para o consumidor, o Pix Garantido oferece maior acessibilidade ao parcelamento, mas demanda disciplina financeira. “Será necessário maior controle para garantir que o saldo esteja disponível na data de pagamento das parcelas”, comenta Tiago. Por exemplo, a inadimplência pode gerar juros e restrições ao crédito, além de reforçar os controles bancários para evitar o mau uso. 

Já do lado das empresas, os benefícios vão além da segurança de recebimento. “Combinar a agilidade do Pix com a segurança do pagamento garantido facilita a previsibilidade e o controle de caixa”, destaca. Além disso, Tiago explica que, ao receber à vista, a empresa reduz a necessidade de contratar antecipações de recebíveis, que costumam ser caras, e ainda oferece uma experiência de compra superior, especialmente em comparação com situações em que o cliente é recusado por falta de limite no cartão. 

“Com o Pix Garantido, a instituição do cliente passa a ser responsável pela cobrança, criando uma experiência mais positiva para o consumidor e impulsionando as vendas”, complementa Tiago. 

O futuro dos pagamentos com o Pix Garantido 

Tiago enxerga o Pix Garantido como parte de uma evolução mais ampla dos meios de pagamento no Brasil, marcada pela busca por praticidade e inclusão financeira. “O Pix já trouxe uma revolução ao oferecer rapidez e agilidade nas transferências e pagamentos. Agora, ele avança para o segmento de compras parceladas, potencialmente substituindo o cartão de crédito em algumas situações”, diz. 

Assim, para o futuro, Tiago prevê que o Pix continue incorporando novas funcionalidades, ampliando o impacto da digitalização do dinheiro no Brasil. “A digitalização tem o potencial de reduzir custos bancários e abrir espaço para novos modelos de negócios, beneficiando tanto os consumidores, com maior flexibilidade e controle financeiro, quanto as empresas, que ganham previsibilidade no fluxo de recebimento”, completa. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em PIX


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS