China suspende compras de carnes de unidades de JBS, Marfrig e Naturafrig

O comunicado sobre a suspensão foi feito nesta sexta-feira e valerá a partir deste sábado (16)

Açougue no Rio de Janeiro. Foto: O Globo
Açougue no Rio de Janeiro. Foto: O Globo

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) suspendeu por uma semana as importações de carne bovina de quatro plantas brasileiras, localizadas em Mato Grosso e São Paulo. A medida afeta unidades de JBS, Marfrig e Naturafrig.

Segundo comunicado do órgão chinês enviado à embaixada brasileira em Pequim, os técnicos identificaram a presença de ácido nucleico do novo coronavírus na embalagem externa de quatro lotes de produtos congelados dessas empresas enviados para a China.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O comunicado sobre a suspensão foi feito nesta sexta-feira e valerá a partir deste sábado (16). A decisão afeta o frigorífico da JBS em Barra do Garças (MT), as plantas da Marfrig em Várzea Grande (MT) e Promissão (SP) e o abatedouro da Naturafrig em Pirapozinho (SP). Uma empresa argentina também foi suspensa por uma semana.

A GACC pediu também que a diplomacia brasileira repasse as informações para as autoridades competentes no Brasil “com a maior rapidez possível” e que estas solicitem às empresas uma investigação sobre a causa do problema para que ele seja corrigido.

Últimas em Economia

O órgão chinês também requisitou que sejam seguidas as diretrizes de prevenção à covid-19 emitidas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) “para evitar a contaminação do novo coronavírus e garantir a segurança dos produtos à base de carne exportados para a China”.

Procurada pelo Valor, a Marfrig disse que não comentaria. O Valor também procurou JBS e Naturafrig, que não haviam dado resposta à reportagem até a última edição desta matéria. O texto será atualizado caso as empresas se manifestem.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS